Descrição do produto
GRUTA DO PIRATA COM RAPEL COM VOLTA DE BARCO
Informações Gerais:
Grupo:
Mínimo: 05
Máximo: 10
Grau de Dificuldade: Moderado/Dificil
O que esperar dessa experiência?
* Trilha imersiva pela Mata Atlântica
* Rapel emocionante com vista privilegiada
* Paisagens impressionantes e contato direto com a natureza
* Guias especializados, garantindo uma experiência segura e enriquecedora
Ideal para aventureiros que buscam novas experiências e para quem deseja se desafiar em um ambiente natural impressionante.
A Gruta do Pirata é uma das atrações naturais de Ubatuba e um local pouquíssimo conhecido. Seu acesso é por trilha que se inicia na Praia da Ribeira, localizada ao lado do Píer do Saco da Ribeira, e é o mesmo caminho para a Praia das 7 Fontes, passando pela Praia do Flamengo.
Partindo na caminhada do Píer do Saco da Ribeira, considere cerca de 90 minutos até chegar na Praia das 7 Fontes. A partir do canto esquerdo desta praia, inicia-se o trecho final, e verdadeiramente a trilha para a Gruta do Pirata, gastando-se a partir deste ponto cerca de 40 minutos até o final da trilha e início da descida pela costeira até a gruta.
Logo no início da trilha, temos uma subida íngreme e curta, e em poucos minutos de caminhada, chegamos a um ponto estratégico, um mirante na trilha, ideal para uma foto da natureza ao redor e da Praia das 7 Fontes. Após o mirante, em cerca de 15 minutos de caminhada, chegamos até as caixas de captação de água que vem diretamente da Serra do mar e que abastece a comunidade caiçara da praia. Até este ponto o percurso é bem aberto, mas em seguida a trilha fica estreita por dentro da Mata Atlântica.
Continuando a trilha, passamos por algumas árvores centenárias, pontos de água, muitas raízes, algumas árvores caídas, cipós (inclusive no chão), e é preciso atenção para não torcer o tornozelo ou enroscar os pés. Em alguns lugares o caminho fica muito estreito e beira as encostas que estão cobertas de vegetação incluindo muitas ?avencas bravas?, o que exige bastante cuidado.
Após 40 minutos de caminhada, inicia-se a descida à direita e no final da trilha, chegamos a uma costeira, um lugar muito alto por sinal. A frente, no mar, a nossa direita vemos a Ilha do Mar Virado e à esquerda, a Ilha Anchieta. É marcante o visual e o som das ondas batendo nas pedras, sendo a parte de descida da costeira, realizada sustentada por cordas.
Gruta do Pirata fica timidamente escondida, quase imperceptível em meio as folhagens e vegetação, e tem uma boca de entrada muito grande, uma enorme fenda no paredão, e impressiona pelo tamanho das suas duas galerias internas.
Para acessar o primeiro salão da gruta precisamos passar agachados e quando ficamos em pé, lá está cerca de 15 metros de caverna que se perde em meio a escuridão, e chegando ao fim, se abre mais um salão com mais de vinte metros de extensão e teto bem alto. No interior da gruta é um silêncio absoluto e escuridão total, onde escutamos apenas os pingos de água que caem do teto.
Inclui: Descida de rapel na boca da caverna. (A descida chega até a entrada mesma da caverna do lado externo, o ingresso é realizado a pé pela entrada da caverna)
Dois a três guias condutores de turismo de aventura.
Equipamento completo incluindo lanterna de cabeça e capacete rádios e apitos para comunicação.
Seguro individual.
Kits de primeiros socorros.
Banho de mar na praia das sete fontes.
Volta de barco no final da tarde.
Faixa etária: 12 a 60 anos ou mais conforme avaliação da equipe operadora.
